Pular para o conteúdo principal

Tiago 5:19-20 PODE O SALVO EM CRISTO JESUS PERDER A SUA SALVAÇÃO?


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 5:19-20
19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
1) Este é um dos assuntos bíblicos, entre outros, que tanto causa polêmica entre os estudiosos. Tiago fecha sua carta trazendo a importância de zelarmos e orarmos por aqueles que se encontram fracos na fé e por consequência desviam-se da verdade. Porem ao mesmo tempo ele levanta algumas questões que tem dividido a muitos no que tange a salvação! Seria possível perder a salvação? Aliás será que Tiago esta falando sobre salvação? Tiago diz:  Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade... Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma... Existem alguns textos na Bíblia que são de difícil interpretação, por isto precisamos tirar as sandálias dos nossos pés, pois o terreno que estamos pisando é santo! É preciso muita humildade para trabalhar neles! Por exemplo: Hebreus 6:4-6É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-a à ignomínia.” Outro texto difícil é este: ...Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:11-13. Principalmente quando comparado com outras falas de Jesus. Mediante os textos que lemos será que é possível o crente cair da graça perdendo assim sua salvação? Respondendo a está pergunta o pastor Russell Shedd disse: Bom, isso depende. Depende de quem te salvou, se foi Cristo quem te salvou então é impossível, pois ele assegurou que “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10:28. Agora se foi outro quem te salvou então sim, é possível perder a salvação."  

2) Com relação a segurança da nossa salvação o senhor Jesus deixa bem claro que é impossível o crente perder sua salvação: João 10:27-29 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.  Joao 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 

3) O apostolo Paulo também declara o mesmo: Romanos 8:38,39 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Uma vez que a Bíblia é clara com relação a salvação em Cristo Jesus, precisamos agora investigar o contexto de Tiago e Hebreus.

I-ENTENDENDO O CONTEXTO DE TIAGO 5:19-20
Se não há contradições na Bíblia, e sim textos que não conseguimos interpretar corretamente qual é o contexto de Tiago? 
1) Tiago não está falando da salvação (morte espiritual) e sim da morte física! Quando um crente comete um ato de pecado permanente ou o que chamamos de iniquidade (aquele pecado que virou costume) este pode ter sua vida abreviada, mas não significa a perda da salvação. É por isto que Tiago diz salvará da morte uma alma, E cobrirá uma multidão de pecados. Isto fica melhor entendido com o que João diz: 1 João 5:16,17 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 17 Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte. 
a) Isto foi o que aconteceu com Ananias e Safira em Atos 5:1-10. 
b) Também foi o mesmo que aconteceu com o homem que estava vivendo em fornicação; 1Corintios 5:1-5 GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai... 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4  Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. Com relação a este estado Paulo diz: 1 Coríntios 11:30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 

2) É por isto que a oração de um justo pode muito em seus efeitos! 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 
3) Um crente que deliberadamente decide andar fora dos caminhos do Senhor corre o risco de ser morto por Deus. Seu espírito é salvo, mas ele deixa de atrapalhar o testemunho de Deus no mundo. Em Êxodo 4:24 Deus quis matar Moisés porque este estava em desobediência. Há vários casos de Deus matando alguém já salvo, como foi a mulher de Ló, que olhou para trás, ou Ananias e Safira, que mentiram ao Espírito Santo. Embora mentir ao Espírito Santo seja grave, e os incrédulos façam isso o tempo todo, a coisa fica séria quando é um crente que faz isso. Deus pode considerá-lo indigno de continuar como testemunho no mundo. O profeta de Deus de 1 Reis 13 também foi morto comido por um leão por desobedecer a Deus. O mesmo aconteceu com Uzá o homem que colocou a mão na arca para evitar que caísse da carroça em que estava sendo transportada. Ambos tinham boas intenções, mas sabiam qual era o mandamento de Deus. Isto parece encaixar-se melhor ao contexto de Tiago.

II-ENTENDENDO O CONTEXTO DE HEBREUS 6:4-6
1) O contexto de Hebreus é completamente diferente de Tiago! 
2) Aqui o autor de Hebreus fala da queda de pessoas que: 
a) uma vez foram iluminadas; 
b) provaram o dom celestial; 
c) se tornaram participantes do Espírito Santo; 
d) provaram a boa palavra de Deus; 
e) e os poderes do mundo vindouro! Elas caíram porque outrora pareciam estarem de pé! 

3) Outras verdade sobre o contexto de Hebreus 6.4-6, é que ele não pode ser lido isolado dos versos 7 e 8. Estes versos dizem: 7 Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; 8 mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada. 
4) Vemos nesses dois versos a harmonia do texto em Hebreus, com a parábola do semeador, encontrada em Mateus 13.18-23. O v. 22 é de especial importância. 
5) O trecho, em Hebreus, não está falando dos verdadeiramente salvos, mas dos semeados em espinhos. Eles recebem a chuva, igual à que cai na terra fértil, ou seja, “provam o dom”, no sentido de que são participantes das bênçãos, mas são sufocados pelos cuidados do mundo. Muitos aparentam seguir o evangelho; fazem parte dos ajuntamentos e atividades das igrejas; mas o coração não está regenerado. O texto em Hebreus não fala em “perda da salvação”, nem em impossibilidade de um crente cair em pecado e não ter condição de se arrepender, mas daqueles que demonstram, ao longo do tempo, que nunca foram convertidos. 
6) Este texto de Hebreus fala de pessoas que tiveram um encontro com Jesus, experimentaram de sua obra, seu mover, seus milagres mas tudo isto não passou do campo do intelecto; Elas não foram convertidas mas apenas convencidas! 
7) Se não fosse este o contexto o autor de Hebreus estaria contradizendo ele mesmo com relação a salvação! Hebreus 7:25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 
8) Muitos judeus poderiam fazer parte desta realidade nos tempos de Jesus; 
a) Eles foram de certa forma iluminados; Jesus, a luz do mundo estava andando no meio deles. 
b) Muitos deles provaram o dom celestial; Jesus era a dádiva de Deus entregue aos homens. 
c) Se tornaram participantes do Espirito Santo; não diz que receberam, mas que desfrutaram dele. d) Muitos provaram de Deus e as virtudes (poderes) do século futuro; isto é, os milagres que Jesus fazia! Porém eles recaíram. 
9) Em nenhum momento diz que creram, mas apenas que foram privilegiados por todas essas coisas; foram curados de enfermidades, comeram pães e peixes multiplicados milagrosamente, viram poderes que só serão vistos no futuro quando Cristo vier para reinar. Portanto realmente é impossível que alguém tão privilegiado assim seja salvo se simplesmente renegar tudo isso e não crer no Salvador ou exercer a fé. 
10) Este é o perigo do conhecimento sem a fé! Muitos simpatizam com Jesus, mas não tiveram um encontro genuíno com Ele! São crentes nominais!

III- A BÍBLIA É ENFÁTICA EM AFIRMAR A SEGURANÇA DOS CRENTES.
1) A salvação é fruto da graça mediante a fé em Cristo Jesus unicamente; Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 
2) Ela não se baseia em nossos méritos; Se perdêssemos a salvação então nem mesmo poderíamos dizer que a temos, pois aí estaríamos pecando pela presunção de nos considerarmos bons o suficiente para mantê-la. 
3) Felizmente é por graça que somos salvos e é por graça que somos mantidos salvos. Colocar qualquer esforço humano no processo é se colocar debaixo da maldição proferida por Paulo aos gálatas, pois é crer em outro evangelho: Gálatas 1:6-8 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e CRÊ naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO, mas PASSOU DA MORTE PARA A VIDA.

Será que Jesus estava brincando quando fez está afirmação?

Comentários

  1. Tanto exercício para defender o que a bíblia não defende, e apenas o calvinismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a