Pular para o conteúdo principal

TROCANDO A CRISE POR CRISTO EM MEU EMOCIONAL | Filipenses 4:1-8


Texto: Filipenses 4:1-8 PORTANTO, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. 2 Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no SENHOR. 3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. 4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Em meio a tantas coisas que acontecem de forma tão rápida e inesperada em nossas vidas! Gostaria de levantar algumas perguntas para a nossa meditação. Você já sentiu o desejo de fechar os olhos e esquecer por um pouco o dia que passou? Já sentiu o desejo de não remoer os fracassos da semana, muito menos listar todas as decisões erradas que você tomou? Você já se sentiu assim alguma vez? Com aquele desejo latente de desligar-se de tudo e de todos? Deixar a vida correr no piloto automático, mesmo sabendo que isto não é muito aconselhável? 

Se você está assim neste momento o nome disto que você está vivendo é crise emocional! Os sinais da crise emocional podem ser destacados em quatro situações que afetam diretamente a nossa saúde física, mental e espiritual. 
1)Ela gera em nós uma ansiedade constante; sentimento de angustia, desiquilíbrio na lida com os imprevistos da vida. 
2) A crise emocional afeta o nosso humor: mesmo que não haja motivos aparentes. 
3) Ela cria em nossa mente um sentimento de estar sempre correndo; contra o tempo onde na maioria das vezes não conseguimos finalizar as pendências geradas pelo dia a dia. 
4) A crise emocional gera também uma sensação de vazio e insatisfação constante; mesmo quando tudo está acontecendo conforme o planejado.

A verdade é que: A CRISE EMOCIONAL GERA danos físicos e mentais terríveis: insônia; queda do rendimento no trabalho; perda do entusiasmo; azia, dores no estomago, e cabeça; vontade de chorar sem porquês; dificuldade de assimilação; pensamentos negativos; passamos a engolir sapos para evitar discussões e tantas outras patologias. Ela aflige todas as idades! (A Chloe chorou por causa do 5 na prova).

O que a Bíblia nos aconselha diante de uma crise emocional? Quais as lições podemos extrair dela para vencermos a crise e olharmos mais para Cristo? Primeiramente precisamos entender que: 
1) Deus não nos desumaniza! Ele colocou em nós sentimentos que nos alertam de que somos humanos e possuímos uma estrutura frágil, que necessitamos de cuidado, ser amado, trabalhado e moldado por Ele. Precisamos entender também que: 
2) O Senhor não desiste de nós, mesmo quando nós desistimos de nós mesmos. E a maior de todas elas é que: 
3) O Senhor sabe nos abordar de acordo com o momento que estamos vivendo. E é exatamente isto que ele está fazendo no texto que lemos! Lidando com seres humanos que por mais fiéis que possam ser, vivenciarão diversas crises emocionais ao longo da jornada da vida. Paulo inicia o capitulo 4 dizendo: 1 PORTANTO (conjunção conclusiva), meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.  Paulo está concluindo um raciocínio! O verso primeiro fica melhor entendido a luz do capitulo 3:20-21 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Paulo encoraja a igreja a vencer a crise olhando para Cristo. Podemos extrair daqui muitos princípios que trazem vida, saúde, refrigério e contentamento espiritual! Para vencer a crise é preciso:

I-MANTER-SE FIRME NAQUELE QUE NOS CRIOU (v.1)
Isto significa: 
1) Confiar em Deus mesmo que tudo pareça conspirar contra nós: Paulo está ensinando algo que ele está praticando no momento em que escreve está carta! Ele está preso, aguardando julgamento e correndo risco de morte. 
2) Devemos conservar nosso pensamento em Cristo, lembrando-nos de que esse mundo não é o nosso lar e insistindo no fato de que Cristo tem tudo sob seu controle. Este é um exercício de mente que deve ser praticado e aplicado em tempos de crise. Em outras palavras: Não se apegue nas crises, mas apegue-se em Cristo! Lembre-se também de que:

II- ENFRENTAR AS TURBULÊNCIAS SOZINHO NÃO AJUDA (v.2-3)
2 Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no SENHOR. 3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. 
1) Devido a algo que aconteceu na igreja em Filipos, Evodia e Síntique estão enfrentando uma crise de relacionamento: Apesar da fidelidade, e de terem trabalhado com Paulo na propagação do evangelho elas não estavam isentas das crises emocionais e relacionais. É possível crer em Cristo, trabalhar muito pelo seu Reino e ainda assim ter problemas de relacionamento com companheiros que estão envolvidos na mesma causa. Paulo lida com o problema de relacionamento deixando claro que não há desculpas para permanecer sem reconciliação. 
2) Paulo admoesta a igreja e seus líderes a cuidarem destas mulheres que eram preciosas ao Senhor: Em tempos de crise precisamos uns dos outros! 
3) Lembre-se sempre que existem pessoas ao qual você pode contar. Provérbios 18:24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Outra verdade é que:

III-DEVEMOS OLHAR PARA CRISTO E NÃO PARA CRISE (vs.4-5)
1) Está é a principal forma de enfrentar a crise emocional! É por isto que Paulo cita novamente o tema central desta carta. 4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
2) Nossa atitude interior não precisa refletir nossas circunstâncias exteriores; Paulo estava cheio de alegria por saber que a despeito daquilo que lhe viesse a acontecer. Jesus Cristo estava ao seu lado! Paulo tirou o foco da crise e colocou em Cristo! 
3) Se você não tem se sentido muito alegre ultimamente, é possível que você não esteja contemplando a vida sob a perspectiva correta. Assim sendo pare de viver no automático! Aprenda a sentir a vida e não apenas siga o fluxo. Outra verdade aqui contida é que devemos:

IV- VENCER A CRISE ATRAVÉS DA ORAÇÃO E DA GRATIDÃO (vs.6-7)
Só existe paz quando minhas petições são elevadas a Deus: Quando lanço nEle minha ansiedade e meus temores. Paulo enfatiza a nossa grande necessidade de levar todas as coisas, sem exceção, a Deus em oração. Agora um exercício prático importante para vencer a crise emocional de acordo com Filipenses 4:

V- ENRIQUEÇA SUA MENTE COM COISAS QUE EDIFICAM (v.8)
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
1) Quando vier os sentimentos negativos mude o foco! Comece a glorificar, a louvar e bendizer o nome do Senhor. 
2) Pare de adiar seu descanso, faça algo por você! Busque atividades prazerosas que te façam gastar energia e te geram bem-estar físico e mental. 
3)Liberte-se de relacionamentos destrutivos que te afastam do caminho de Deus, que sugam sua energia com palavras negativas; fuja da aparência do mal. 
4) Não tente absorver problemas que não são seus; 
5) Nossa suprema alegria vem de Cristo, que habita em nós.

Concluindo
Para vencer a crise emocional: 
1) Preciso manter acesa a chama do meu relacionamento com Deus e sua palavra! 
2) Entender que enfrentar as crises sozinho não ajuda, não compensa e me faz perder grandes oportunidades; 
3) Preciso mudar o foco! Em vez de olhar para crise olhar par Cristo entendendo sempre que: “Eu não posso, mas Jesus pode, eu não tenho, mas Ele tem, eu não sou, mas Ele é. Eu sou fraco, mas posso tudo naquele que me fortalece e capacita!” 
4) No lugar da ansiedade preencher minha mente com oração, adoração e ações de graça; enriquecer minha mente com coisas que edificam.

Que Deus te abençoe e até o próximo!
pastor Wellington Costa





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a