Pular para o conteúdo principal

Minuto de Meditação | A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9

Maravilhosa graça como é doce e agradável o som da voz daquele que nos ama. Como já dizia o inglês John Newton que assim escreveu: Amazing grace, how sweet the sound! Quando olhamos para a graça como favor imerecido descobrimos logo que não merecemos nada de Deus.

Timothy Keller expressou o peso e o poder latente dessa graça, ele disse: O Deus de amor e perdão pode perdoar e restaurar qualquer e todo tipo de pecado, não importa quem nós somos e também o que fizemos.

A Graça representa a salvação, a redenção e a justificação que recebemos de Deus sem nenhum merecimento através do arrependimento. Em Cristo fomos agraciados pela misericórdia de Deus sendo preservados de uma grande dívida que nunca poderíamos amortizar.

Graça e misericórdia apesar de diferentes em significado são palavras sinônimas. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é Deus estendendo bondade aos pecadores indignos.

O termo grego usado por Paulo e frequentemente usado no Novo Testamento para definir “graça” é: (Χάρις, charis) que é o equivalente a palavra hebraica (חסד, chêsêd) que se encontra em Lamentações 3:22 que diz: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” Troque a palavra misericórdia desse verso por graça e você verá como Deus te ama e se importa contigo todos os dias.

Na verdade o conceito de graça vai muito além do favor imerecido que imaginamos em nosso corações e mentes. O escritor Arthur W. Pink a ilustrou da seguinte forma: Dar comida a um mendigo que bate a porta é um favor não merecido, mas está longe de ser graça. Suponha-se, porém, que eu alimentasse esse mendigo faminto depois de ter sido assaltado por ele, isto seria graça. A graça, por conseguinte, é um favor demonstrado quando na realidade, há demérito da parte de alguém que recebe.”

Sendo assim: A graça é um dom, um presente de Deus para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. Ela é a fonte pela qual brota a provisão do amor de Deus. Com relação a isto João Calvino escreveu: Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.


Que Deus te abençoe ricamente e até próximo.
Por Wellington Rodrigues Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não ...

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabend...

Tiago 4:2-3 QUANDO DEUS RESPONDE NÃO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:2-3 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Alguém aqui já se entristeceu por não ter uma oração respondida? Hoje quero compartilhar sobre a consolação do não de Deus, quando sua resposta negativa às nossas orações é uma bênção, quando o não de Deus é o nosso livramento e quando a sua resposta que contrária à nossa vontade é o maior gesto da sua misericórdia por nós. Ao contrário do que muitos andam ensinando por aí, Deus nem sempre responde “sim” a todos os nossos pedidos. Sabemos que muitas coisas podem impedir a eficácia de nossas orações, tais como:  1) falta de fé: Tiago 1:6-8 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando ; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem q...