Pular para o conteúdo principal

NAAMÃ UMA VIDA TRANSFORMADA POR DEUS


Texto:2 Samuel 5:1-19
1 E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. 5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. 6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. 8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado...

A história da vida de Naamã faz parte de uma das histórias mais incríveis da Bíblia. Ela mostra como Deus é misericordioso e se preocupa com o sofrimento e a restauração do ser humano tanto física quanto espiritual. 
1) Naamã era um homem de grande projeção em sua época; Ele era comandante de Ben-Hadade, rei da Síria que tinha como capital Damasco. Além de ministro da guerra. A Bíblia revela que ele era um homem valoroso, de grande respeito, corajoso, forte, um guerreiro famoso, 
2) Naamã desfrutava de grande honra em sua época; 
a) Honra militar; Ele havia atingido o mais alto grau na carreira. Ele era um herói nacional. 

b) Ele ocupava o primeiro escalão do governo; O homem de maior prestígio no palácio. 
c) Era honrado diante da população; 
d) Honrado diante de Deus; ...porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; O próprio Deus que ele não conhecia o abençoava em suas esplêndidas vitórias. Deus já estava trabalhando na vida desse homem ainda que ele não soubesse disso. Porém atrelado a tudo isto Naamã era leproso, infeliz e desesperado por restauração e cura. Através da vida de Naamã veremos hoje como se deu sua história de conversão e quais os princípios práticos podemos coletar deste herói de guerra. Apesar de todas as credenciais que possamos adquirir na vida:

I-TODO SER HUMANO TEM EM SI UMA GRANDE NECESSIDADE. (v.1)
1) Por mais que tenhamos tudo na vida o espaço de Deus em nosso coração só pode ser preenchido unicamente por Ele. Naamã tinha sucesso, mas fracasso pessoal. Ele era um vencedor, um herói, um grande homem em público, mas no recesso do seu lar, na intimidade, quando ele tirava a armadura havia ali um homem triste por ser leproso. No recesso do lar, não podia abraçar sua esposa nem colocar seus filhos no colo. Lá fora um vencedor, em casa um doente derrotado. Esse é o retrato de muitos a nossa volta: são vencedores no trabalho, nos estudos, na empresa. São reconhecidos, tem diplomas, sucesso financeiro. São amados e prestigiados, mas possuem uma lepra no interior. Está não é uma lepra física, mas espiritual. 
2) A lepra tem cinco características que tipificam o pecado humano: 
a) A lepra separa; Em Israel o leproso tinha que ser tirado da família, da sociedade e jogado numa caverna ou numa aldeia. O pecado separa-nos de Deus. 
b) A lepra insensibiliza; A lepra deixa a pessoa insensível. Assim é o pecado. Ele endurece, cauteriza e calcifica a alma. 
c) A lepra deforma; deixa marcas, ela mutila e deixa cicatrizes profundas. Assim é o pecado. Ele deixa marcas profundas na mente, na alma, no corpo. 
d) A lepra contamina; é contagiosa. O pecado também contamina. 
e) A lepra mata; A lepra era uma doença incurável. O pecado é uma doença mortal. Todo ser humano tem em si uma grande necessidade
3) As necessidades de Naamã foram diagnosticadas por uma jovem que havia se tornado escrava em sua casa. Outro princípio é que:

II- DEUS USA PESSOAS E CIRCUNSTANCIAS PARA ABENÇOAR-NOS (v.2,3)
1) Um grande testemunho inicia-se através de uma menina! Uma menina escrava usada por Deus para a salvação do homem mais poderoso da Síria. Deus ama a todos, os poderosos, os reis, os ricos, os generais, os imperadores, os que estão no trono com o cetro do poder nas mãos. Naamã adorava ao deus Hinon. Ele era um homem idólatra, pagão. Politicamente inimigo de Israel. Talvez hoje alguns pregadores dissessem para ele: a) Você precisa primeiro queimar suas imagens de Hinon; 3) Você precisa fazer uma oração de renúncia e rejeitar os pactos que você fez. 
2) O milagre de Deus começou quando essa menina escrava se colocou nas mãos de Deus para testemunhar. Para isso, ela venceu três barreiras: 
a) Barreira da distância; Ela estava exilada em terra estrangeira, pagã, na casa de um idólatra, mas ali ela dá testemunho do seu Deus. 
b) Barreira da discriminação; Aquela adolescente foi arrancada à força da casa de seus pais. Talvez seus pais haviam sido mortos ou eram escravos. Foi levada como coisa e não como pessoa. Era um objeto do seu patrão. Ela, porém, via-se a si mesma como uma embaixadora do céu. 
c) Barreira da inimizade; Naamã era símbolo da maior ameaça para o seu povo. Mas ela era diferente de Jonas. Ela ama os próprios inimigos do seu povo e está pronta a abençoar a quem a humilhou. 
3) Além da menina escrava Deus usou os servos de Naamã; Naamã não consegue entender a simplicidade da graça de Deus. Ele é orgulhoso, mas seus servos o colocam de volta na estrada da cura. 
4) A ajuda de Naamã vem de fontes inesperadas: 
a) uma menina escrava; 
b) um profeta hebreu; 
c) um rio barrento; 
d) uma ordem simples. Outro princípio importante é que?

III- APESAR DOS RECURSOS A VIDA É CHEIA DE LIMITAÇÕES (vs.4-7)
1) Em muitas delas nossa autossuficiência, orgulho, condição social serão lançados por terra;  Naamã podê descobrir está realidade por meio de sua doença! Provavelmente ele tenha despendido de muitos recursos para encontrar a cura para lepra. Em todas elas ele acabou frustrado.  Ele viu que; a) A medicina de sua época era limitada (v. 7) A lepra era como a própria morte, só Deus podia reverter a situação. O rei de Israel rasgou suas roupas porque sabia que nenhum recurso da medicina podia reverter àquela situação. 
b) O dinheiro não tem o poder de comprar tudo (v.5) As circunstâncias podem limitar o dinheiro jogando nossa autossuficiência e orgulho por terra. Naamã levou 350 Kg de prata, muito ouro e dez vestes festivais. Mas a graça de Deus não tem preço. A cura e a salvação não podem ser compradas com ouro ou prata. Eliseu não se impressionou com a riqueza da comitiva de Naamã. Depois que Naamã foi curado, ele não aceitou os presentes de Naamã. Salvação não é um negócio. A graça de Deus não é um produto. O evangelho não é uma mercadoria. A igreja não é uma empresa. O céu é de graça. As bênçãos de Deus não são vendidas. Os religiosos que comercializam o sagrado são filhos de Geazi e não discípulos de Eliseu. Naamã esperou que Eliseu saísse ao seu encontro com reverência, colocando tapete vermelho para ele pisar. Ele queria ser honrado. Mas Eliseu nem saiu de casa para recebê-lo. Mandou-lhe um recado. Não o bajulou. Naamã ficou furioso ao não ser recebido com pompas. O dinheiro pode lhe comprar remédio, mas não saúde. Pode lhe comprar uma casa nova, mas não um lar. Pode lhe dar conforto, mas não felicidade. 
c) A política tem limitações (v. 5,7) O poder político não resolve todos os problemas. Naamã vai ao rei de Damasco. Este o manda com uma comitiva ao rei de Israel. Ele pensa que as obras de Deus podem ser resolvidas com uma canetada por aqueles que estão empoleirados no poder. Ele pensa que a fé é um negócio, um comércio. Ele pensa que a religião é uma questão de relações públicas e que a carta de um rei ao outro pode interferir na agenda de Deus. 
2) A vida é limitada e cheia de imprevistos das quais Naamã em seu desespero começa a perceber que todos os seus recursos não podem lhe ajudar. Outro princípio da história de Naamã é que:

IV-UM GRANDE MILAGRE ATINGE O SER HUMANO POR COMPLETO (vs.8-14) 
1) O milagre na vida de Naamã foi realizado sem espalhafato; ...Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. (v.10) Eliseu não convoca um coral para recepcionar Naamã e sua comitiva. Não faz propaganda do sobrenatural. Ele não toma o lugar de Deus. Naamã sim, ele queria trombetas, uma cerimônia com ritos e pompas. Para ele tinha que ter espetáculo. Ele estava preso a rituais e lugares. 
2) O milagre na vida de Naamã acontece depois que ele desce do pedestal do orgulho;  Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. (v.13) Naamã para ser curado tinha que descer do seu pedestal. Antes de curar a lepra de Naamã, Deus queria curar o orgulho de Naamã. Só os humildes possuirão o Reino de Deus. A lepra de Naamã não estava apenas na sua pele, mas também no seu coração. Não só por fora, mas também por dentro. Não só na sua carne, mas também no seu espírito. Naamã tinha que depositar aos pés de Deus os seus títulos, seus diplomas, suas medalhas, seus troféus, suas insígnias, suas façanhas e suas vitórias. A lepra apodrecia sua carne, mas não amolecia o seu coração. Por isso, ele precisa primeiro ser curado do seu orgulho. 
3) O grande milagre foi realizado depois que ele reconheceu a feiura de seu pecado; (v.14) Quando Eliseu mandou Naamã mergulhar no Jordão sete vezes, ele estava dizendo que Naamã precisava tirar a armadura e mostrar a sua lepra para todo mundo. Eliseu estava mostrando que não podemos ser curados sem admitir publicamente nossa doença, nossa lepra. Você precisa se desnudar, tirar a máscara. Você precisa pôr um ponto final na sua vida dupla e admitir que você depende desesperadamente da graça de Deus. 
4) O grande milagre foi realizado depois de crer e obedecer ao que Deus mandou; Se Naamã não tivesse mergulhado 7 vezes no Jordão, teria voltado leproso para a Síria. Não basta uma obediência parcial. Se ele tivesse mergulhado apenas 6 vezes, sairia do Jordão ainda leproso. A fé obedece ao que Deus manda.

V-A SALVAÇÃO É O MAIOR DE TODOS OS MILAGRES (vs.14-19)
1) Naamã foi completamente purificado (v.14) Ele sarou da sua lepra não porque a água do Jordão fosse milagrosa, mas porque se humilhou e obedeceu à Palavra de Deus. Sua carne ficou limpa. Sua pele restaurada. O mesmo acontece conosco! Quando crêmos em Jesus, a cura é imediata. Hoje Deus pode limpar a sua carne, a sua mente, o seu coração, as suas memórias. 
2) Naamã rendeu-se ao único Deus vivo e verdadeiro (v.15) Naamã desiste de suas crenças pagãs. Ele abriu mão de suas convicções religiosas para render-se ao Deus todo poderoso. Não há salvação fora de Jesus. Só há salvação e perdão nele. Só ele é o caminho, a verdade e vida! Jesus é a porta. 
3) Naamã tomou a decisão de mudar radicalmente de vida (v.17) A maior lepra de Naamã era o orgulho (v.11,12). Agora, ele revela humildade (v.17). Quem é convertido passa por uma mudança radical! Naamã disse: “Nunca mais”. Hoje pode ser um divisor de águas na sua vida. É hora de nascer de novo. Ser nova criatura. Enterrar o seu passado no Jordão de Deus, sair de lá limpo. O sangue de Jesus pode purificar você de todo o pecado.
CONCLUSÃO
Naamã chegou leproso e voltou curado. Chegou perdido e voltou salvo. Chegou idólatra e voltou adorando ao Deus vivo. Hoje, Deus quer fazer esse milagre em sua vida.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a