Pular para o conteúdo principal

Tiago 4:1-12 AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NA VIDA CRISTÃ E COMO VENCE-LO


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 4:1-12
1 DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Conhecendo os diversos problemas enfrentados no seio da comunidade de sua época, Tiago no capitulo 4 parti para a questão dos conflitos gerados pela natureza pecaminosa e o apego ao mundanismo, o materialismo exacerbado e o hedonismo como fonte de preenchimento e alegria. Questões de cunho intrapessoais que estão afetando gravemente a comunhão e a vida da igreja. Ele inicia dizendo: 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Tiago lança aos irmãos uma pergunta retorica que traz consigo, logo em seguida a resposta. Não vêm disto, dos prazeres, dos vossos deleites ou desejos ( ̔δονή
hēdonē desta palavra nasceu o termo hedonismo que é a determinação do prazer como o bem supremo e é exatamente isto que alguns membros estão buscando)...? Nesse primeiro momento Tiago não culpa as forças externas, mas a natureza carnal humana. Aqui está a fonte de tudo o que está acontecendo no seio da igreja! Isto nos conduz a conclusão de que: 
1) enquanto as pessoas não reconhecerem seus pecados e deles não se arrependerem, não haverá esperança de paz para a igreja. 
2) De que o verdadeiro campo de batalha na vida cristã inicia-se no nosso interior e parte do coração. Tiago 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 
3) De que o pecado é como uma isca aguardando a presa; ele é real, gradual, voluntario e decididamente nosso. É um ato processual que começa pequeno e aumenta conforme alimentado pela mente. Assim sendo: Uma vez que temos a causa do problema que é a natureza carnal, precisamos ver as consequências devastadoras que ela causa em nossas vidas. E é sobre estas consequências que Tiago tratara agora. Sobre os danos graves que causamos quando deixamos a nossa velha natureza exercer domínio sobre nós em meio as circunstancias.

I-O PECADO É UM INIMIGO QUE DESTRÓI O NOSSO INTERIOR (v.1)
1 DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, dos vossos desejos, que nos vossos membros guerreiam? 
1) Ele nasce dos nossos deleites e desejos; Seja qual for o objetivo, o desejo é a origem do pecado e do conflito. Nossas paixões exercem poder sobre nossas atitudes. 
2) O pecado está em constante luta em nosso interior; que nos vossos membros guerreiam?  O pecado é como um câncer que corrói! Quanto mais o alimentamos mais enfermos ficamos! 
3) O pecado é a arma que o diabo usa para nos afastar da presença de Deus; Ele sabe que não existe nada pior do que estar fora da presença e da comunhão com o Senhor. Mediante tudo isto Tiago revela-nos que o pecado não destrói somente o nosso interior, mas seu estrago vai além, pois invade outras áreas da nossa vida. Em Tiago descobrimos que:

II- O PECADO É UM INIMIGO QUE DESTRÓI SONHOS E FUTURO (v.2-3)
Não existe nada pior que ver um servo de Deus afundado em um sentimento de fracasso, sem perspectiva, com o coração em constante frustração e angustia. Com relação a isto Tiago diz: 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 

Parafraseando o que Tiago está dizendo: Você quer coisas que não tem capacidade de ter; Você "assassina" e é invejoso, mas não consegue satisfazer seus desejos; Você briga e guerreia, mas não tem o que deseja, porque não pede a Deus; E quando pede, não recebe, porque sua motivação é errada.

Isto significa que: 
1) O pecado fecha portas; pois, por mais que se lute e guerreie a frustração é o que se alcança. 
2) O pecado gera inveja e amargura devido as frustrações seguidas; pois, os desejos que temos o vemos realizados nos outros. 
3) O pecado sem o arrependimento bloqueia a oração e faz com que ela não tenha o devido efeito; pois a natureza pecaminosa cega nosso discernimento. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago aponta-nos, então, que esses crentes não podem receber porque não estão sintonizados com Deus. Assim sendo o pedis mal, demonstra as motivações.  Finalmente Tiago mostra aos fiéis que o pecado não apenas destrói o interior, os sonhos e o futuro, mas:

III- O PECADO É COMPARADO COMO ATO DE ADULTÉRIO (v.4-6)
4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Tiago acrescenta uma acusação: adúlteros e adúlteras. Ele compara seus ouvintes ao povo de Deus da Antiga Aliança. Quando Israel se voltava para a idolatria, não abandonava o culto a Deus, mas tentava fazer um "sincretismo." Adoravam a Deus mas não abriam mão dos outros deuses. Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Aqui Tiago identifica o ídolo deles: O mundo! Mundo aqui significa cultura, costumes e estruturas humanísticas, organizados sem a atuação de Deus. Tiago diagnostica sem pestanejar que essa forma de infidelidade chama-se apostasia. Com relação a isto Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24 O mesmo tem acontecido nos dias de hoje: 
1) Muitos na igreja querem servir a Deus mas sem abrir mão do conforto do mundanismo. Dos velhos rudimentos, vícios, ambições e velhas posturas. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 
2) Não tem como servir a dois Senhores: Como noiva de Cristo (2Co.11:2; Ef.5:22-24; Ap.19-21)! Deus se apresenta como um marido ciumento. (Êx.20:5;34:14; Dt.4:24). 6  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Este versículo (Pv.3:34) é um dos textos prediletos da tradição cristã ética, e proporciona ao povo a possibilidade de uma escolha: humilhar-se e receber a graça de Deus, ou prosseguir na auto-suficiência humana e sofrer a ira de Deus. A atitude de Deus não será determinada pelos pecados do passado, mas pelo atual estado do coração de seu povo. 
3) O Deus de Tiago é o Deus benevolente das Escrituras.

IV-COMO VENCER ENTÃO A NATUREZA PECAMINOSA? (v.7-12)
1) Visto que Deus é misericordioso, o primeiro passo para vencer o pecado é o arrependimento: 7  Sujeitai-vos, pois, a Deus... A palavra sujeitar aqui tem o significado de: subordinar-se, obedecer, submeter-se ao controle de, render-se à admoestação ou conselho de alguém, cooperar, ceder e assumir uma responsabilidade. Sendo assim para vencer o pecado preciso me submeter a Deus em obediência.
2) O segundo passo é parar de agradar ao diabo: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Embora o impulso para pecar seja algo interno, ceder a esse impulso é entregar-se e submeter-se ao diabo. O diálogo de Jesus com Pedro clarificam isto: Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça... (Lucas 22:31-32b) Portanto é importante salientar que o diabo não exerce poder sobre o cristão, exceto o poder da sedução. Quando resistimos ao diabo, este se comporta como o fez diante de Jesus, no deserto, ele foge. A mesma experiência será também a do crente, se aprender a dizer não.
3) Aumente e aprofunde seu relacionamento com Deus deixando para traz o ânimo dobre: 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Este termo normalmente indica um ato de culto. A adoração naquela igreja estava desarmônica por causa de alguns que estavam enraizados na preocupação com o sucesso mundano. Por isto tal aproximação era inaceitável. Este é o clamor de Deus para a igreja! "Aproximem-se de mim", clama o Senhor. "Adorem-me em espírito e em verdade! Cultuem-me em obediência!"
4) Se humilhe perante o Senhor e reconheça sua miséria e pequinês: 9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10  Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
5) Não fale mal do seu próximo nem o julgue; para que em vez de observador da lei você se torne legislador e juiz tomando assim o papel de Deus. 11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12 Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
6) Se cumprirmos os cinco princípios acima seremos agraciados, abençoados e venceremos o pecado e o diabo fugirá de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a