Pular para o conteúdo principal

Tiago 3:1-12 O PODER DA LÍNGUA VERSUS O PODER DE DEUS


SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 3:1-12


1) A língua é um pequeno órgão do corpo, mas tem influência sobre todo ele; Eu não tenho dúvida nenhuma, que você, já viu e testemunhou coisas fantásticas e sublimes, sobre pessoas que foram reerguidas e curadas por causa de uma boa palavra dita a seu tempo! A palavra boa é como medicina, traz cura, libertação e esperança para o abatido, ela traz alegria ao triste, é capaz de trazer renovo ao aflito. Uma palavra oportuna, é como bálsamo. Porém por meio dela pessoas, famílias, comunidades, são minadas e destruídas! A palavra proferida tem poder de ferir, agredir, perturbar, denigrir e destruir. Assim sendo percebemos que: 
2) A Língua pode ser instrumento de benção ou destruição; Há uma frase que diz: Quando tiver algo a dizer, analise muitas vezes o que será dito, pese as consequências, e reflita se o seu silêncio não seria o melhor para aquela situação. O poder destruidor da língua é tão sério que Tiago, chegou a dizer nesta carta, que: Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua espiritualidade não tem valor real algum! (Tiago 1:26): 
3) ninguém pode se dizer religioso, sem primeiro refrear a sua língua. Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salomão em Provérbios 6:16-19 por exemplo, cita uma lista de sete pecados das quais seis deles Deus odeia e o sétimo Ele abomina. Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 
4) Dos sete pecados narrados em Provérbios 6:16-19, três deles estão ligados ao pecado da língua.  Língua Mentirosa; Testemunha falsa, que profere mentira; e o pecado que Deus mais abomina é o que semeia contenda entre os irmãos. Isto é, aquela pessoa que leva e traz, que torce para jogar uma pessoa contra a outra. Tem um Provérbio chinês que diz: Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a oportunidade perdida, e a palavra pronunciada. Através do texto escrito por Tiago de hoje aprenderemos verdades importantes para o nosso crescimento espiritual.

1 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. 
1) Quanto mais conhecimento, informação e experiência de vida você possui, mais responsável você se torna diante de Deus. Tiago diz: se você quer ser um mestre, um líder, tome cuidado, pois o critério do Juízo é mais intenso. A cobrança sobre o que ensina é sempre maior. Isto não significa que você não deva procurar ser um líder! Pelo contrário se Deus lhe deu essa capacidade esse dom busque preparo nEle e capacite-se. Paulo disse: 1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (1Timóteo 3:1; leia até o 13) 
2) Quem controla a língua, controla o corpo inteiro; 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3) Jesus disse que vamos dar conta de todas as palavras frívolas que proferimos; Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado. Mateus 12.36-37 Quantas palavras frívolas falei durante a minha vida? Dezenas? Centenas? Milhares? Talvez eu falo demais. 
4) Há uma maneira de evitar dar conta de toda e qualquer palavra frívola que já murmuramos. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23. Tiago agora vai listar para nós, algumas figuras que descrevem o poder da língua:

II-A LÍNGUA TEM O PODER DE DETERMINAR O DESTINO DO HOMEM (vs.3-6) 
3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 
1) Assim como o freio determina o curso do cavalo e o leme o do navio, assim a língua determina o destino do homem; Tiago a compara com um freio na boca de um cavalo e com um leme de um navio! Imagine um cavalo sem a rédea! Ou um barco incontrolável sem seu timoneiro!
2) A língua tem o poder de dirigir; controlar, e conduzir para o bem e para o mal; Está é a sua ambiguidade! 
3) A língua é como uma fagulha que incendeia toda uma floresta. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. Um incêndio de proporções tremendas, pode acontecer por causa de uma guimba de cigarro ou um palito de fósforo. Aquilo que parece inofensivo destrói uma floresta e toda a vida que nela habita. No verso 6 Tiago explica que: 
4) A língua inflamada pelo inferno contamina todo o corpo e inflama todo o curso da natureza; 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Jesus falou sobre isto em Mateus 15:17,18 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca, desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuro? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Com ela bendizemos ao SENHOR e PAI, também com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Assim sendo 
5) Devemos usar os nossos lábios para edificar, encorajar e pacificar; Podemos medir isto através de três palavrinhas: verdade, bondade e necessidade. O que vou dizer é verdade! Expressa bondade ou é benéfico a quem ouve! Tenho realmente a necessidade de dizer o que vou dizer!

7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
1) Nenhum homem pode dominar a Língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 
2) Contudo, o Espírito Santo pode dominar nossa língua, se formos de fato cheios do Espírito. O salmista declarou: Salmos 141:3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Colossenses 4:6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. 
3) A maturidade espiritual nos concede graça e força para dominarmos a língua! É por isto que Tiago diz: v.2b Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, completo, maduro, perfeito em caráter e moral (τέλειος, teleios) e poderoso para também refrear todo o corpo. 

Concluindo
IV- NÃO HÁ COMO SERVIRMOS A DEUS SEM REFREARMOS A LÍNGUA (vs.9-12) 
9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
1) A solução para todo o problema relacionado à língua é: Ouvir mais e falar menos; Tiago 1:19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar. 
3) Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio; Assim sendo: Cuidado com o poder da palavra, pois uma palavra pode jogar por terra todos os teus sonhos, como também uma palavra pode realizar se não todos a maioria deles!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a