Pular para o conteúdo principal

Tiago 1:22-27 APRENDENDO A VIVER E A CUMPRIR A PALAVRA




SÉRIE: EPÍSTOLA DE TIAGO
Texto: Tiago 1:22-27 


Gostaria de compartilhar a respeito de um assunto que julgo de máxima importância. Sabemos que Deus pode operar de diversas formas, tanto através do seu Espírito como que através das coisas que Ele mesmo criou. Mas dentre todas estás maneiras e formas de operação, a forma mais usada por Deus é a sua própria Palavra escrita a saber a Bíblia. Em toda a história do cristianismo desde o inicio do primeiro século a começar por Jesus e seus doze apóstolos, vemos em suas pregações e ensinamentos a Palavra de Deus sendo mostrada e explicada de forma bem prática. Jesus não usou de tradições ou filosofias, por mais que estás fossem elaboradas ou belas. Mas a base da sua vida estava na Palavra de Deus como ainda hoje fazem os verdadeiros cristãos. E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; (Lucas 5:1; leia também: Atos 4:31; 8:14; 13:7). Sabendo disto o que a Bíblia por sua vez diz a respeito de si mesma: 
1) QUEM A BÍBLIA (A PALAVRA) SE REVELA SER: João 1:1 declara que Jesus é a Palavra que se fez carne, também diz que Ele é o verbo (a Palavra) da vida. 
2) COMO É A PALAVRA DE DEUS: 
a) A Palavra é reta, perfeita e verdadeira. O salmista declarou: A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. (Salmos 19:7,8) Jesus em sua oração sacerdotal também mencionou a importância da Palavra: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)
b) A Palavra é viva e eficaz: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)
c) Ela é eterna: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Mateus 24:35); d) É a nossa ÚNICA regra de fé e prática: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4); Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16,17)
e) A Palavra de Deus é digna de toda aceitação: Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1:15). E finalmente: 
3) QUAL É O PODER DA PALAVRA: 
a) É poderosa contra o pecado: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11) E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. (Lucas 7:48)
b) É poderosa contra as enfermidades: Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. (Salmos 107:20); Leia também: (Marcos 1:41; 2:11; 3:5; 5:34; 10:52)
c) É poderosa contra satanás e os demônios: (Marcos 9:25; Mateus 17:18; 4:1-10). É mediante tudo o que vimos até agora que Tiago nos admoesta a relacionarmos com a Palavra de Deus. Ele nos chama a responsabilidade de que:

I-DEVEMOS SER CUMPRIDORES E NÃO SOMENTE OUVINTES (vs.22,24)
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Isto significa que a palavra de Deus deve possuir lugar de honra em nossas vidas. Mais do que meros ouvintes e espectadores devemos vive-la, aplica-la e cumpri-la. Jesus disse algo muito interessante sobre: 
1) Os que cumprem a Palavra: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24,25). Só conseguimos vencer as tribulações quando estamos fundamentados na Palavra. Quem esta edificado na rocha por mais que enfrente lutas encontrara em Deus esperança e o escape no momento oportuno. Jesus nos deixa claro que o mesmo não acontece com: 
2) Aquele que não cumpri ou obedece os ensinamentos da Palavra: que se engana e se afoga em preceitos e falsos discursos. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7:26,27) Infelizmente muitos tem sucumbido na caminhada cristã pela a insensatez de acharem que não precisam da Palavra. Jesus disse que a queda destes em meio às lutas é inevitável. 
3) Não praticar e viver a palavra de Deus
1) Distancia o homem da verdade; (v.23) Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Infelizmente vivemos em um mundo onde a superficialidade aumenta a cada dia em todos os aspectos. Muitos vivem comendo no fast-food da fé. Em Oseias podemos ver claramente como a falta da Palavra de Deus pode afetar dramaticamente a vida das pessoas. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oseias 4:6); Não praticar a palavra de Deus: 
2) Conduz o homem para o mundanismo imperceptivelmente; 
3) Ofusca o discernimento de sua própria decadência espiritual; (v.23) Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 
4) Gera hipocrisia, pois a doutrina não se associa com a vida; Não praticar a palavra de Deus: 
5) Separa o homem do caminho da santidade. Mediante tudo isto Paulo disse em Gálatas 6:7,8 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Outra verdade apresentada por Tiago é que:

II-TODO AQUELE QUE CUMPRI E PRATICA A PALAVRA DE DEUS É BEM-AVENTURADO EM TUDO O QUE FAZ (v.25)
25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor (ποιητής, poiētēs) da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Sendo assim Tiago deixa claro que: 
1) Devemos estar atentos: Pois a lei de Deus é perfeita e conduz o homem a liberdade. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32
2) Devemos perseverar: Não sendo ouvintes esquecidiços. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15
3) Devemos fazer a obra: como um poeta em sincronia com aquilo que escreve. Um doador. Quando cumprimos e vivemos a Palavra nos tornamos bem aventurados.

FINALMENTE: A RELIGIÃO PURA E IMACULADA SE BASEIA NA PALAVRA DE DEUS (v.26,27)
Tiago fecha o capitulo um dando as diretrizes conclusivas da vida cristã. 
1) Devemos ser cuidadosos com o cristianismo que temos vivido e professado; Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tiago 1:26)  Isto significa que conhecer Deus sem conhecer a Palavra é um engano grotesco e faz da nossa religião vã, mentirosa e hipócrita. 
2) Cristianismo envolve mais do que ir a igreja; A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27
Sendo assim: 
DEVEMOS SER CUMPRIDORES E NÃO SOMENTE OUVINTES DA PALAVRA; Isto significa que a palavra de Deus deve possuir lugar de honra em nossas vidas. Quando isto acontece Tiago nos revela que existe uma promessa de Deus para as nossas vidas. 
TODO AQUELE QUE CUMPRI E PRATICA A PALAVRA DE DEUS É BEM-AVENTURADO EM TUDO O QUE FAZ; Por isto esteja sempre atento e persevere! 
E finalmente A RELIGIÃO PURA E IMACULADA SE BASEIA NA PALAVRA DE DEUS. Que Deus nos ajude a compreender e a praticar está verdade abençoadora contida em Tiago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a