Pular para o conteúdo principal

JAIRO: UM CAMINHO DE ESPERANÇA, RENOVO E VIDA

 
Texto: Marcos 5:21,24  e 33,43
“Por que, às vezes, as orações demoram a ser respondidas?” Por que, em algumas circunstâncias da vida, Deus parece insensível às nossas necessidades? Esse texto apresenta Jairo, chefe da Sinagoga, um homem culto, poderoso, admirado por muitos e aparentemente rico. A Bíblia relata que a sua filha estava enferma quase à morte. Sendo assim Jairo abre mão da sua posição religiosa, sua soberania e corre até Cristo. As circunstâncias difíceis nos aproximam de Deus.
A caminho da casa de Jairo se parece muito com o caminho da nossa própria vida. O caminho da casa de Jairo carecia de restauração, cura e uma completa libertação do medo e da angústia.
Este texto nos mostra alguns detalhes a respeito de Jairo e como Deus deseja restaurar as nossas vidas através de Jesus. Vejamos então em:
Marcos 5:22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés.
I- JAIRO LANÇOU POR TERRA SEUS PRECEITOS E SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS
Jairo era chefe da sinagoga local, responsável pelo culto, pela preservação da lei, era um homem de grande importância na sociedade e possuía uma posição de destaque e conforto.
Jesus ao ponto de vista dos chefes religiosos da época, era uma pessoa incômoda que tinha a audácia de dizer que perdoava pecados e ainda por cima se dizia filho de Deus, a relação entre os chefes religiosos e a pessoa de Jesus Cristo nunca foi muito amigável, basta ler o texto de Mateus 26:14-16 e analisar que sempre houve intenção de parar aquele Homem que arrastava multidões de necessitados com uma pregação de fé e arrependimento que começou com João Batista. Mateus 3:1-2
Com todas as considerações dadas acima vemos que até Jairo tomar esta decisão ele teve que lutar muito consigo mesmo, contra seu próprio coração para reconhecer que em Jesus havia o poder necessário para mudar a situação que ele estava vivendo, e transformar seu caminho.
Jairo deixou de lado o orgulho e se vestiu de humildade: O chefe da Sinagoga se prostou aos pés de Jesus em meio a uma grande multidão de pessoas. Jairo reconheceu que existia alguém mais importante que a lei e este alguém era Jesus.
1Pedro 5:5,6  Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 6  Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
II- JAIRO HUMILDIMENTE DEMONSTRA SUA FÉ EM MEIO A UMA DAS MAIORES TURBULÊNCIAS DA VIDA Marcos 5:23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
a)O QUE É FÉ EM DEUS
- crer que Deus existe;
- crer que Deus cumpri tudo aquilo que promete;
- crer que Deus sempre virá ao nosso encontro para nos ajudar nas horas difíceis.
b) HEBREUS 11:6 Sem FÉ ninguém pode agradar a Deus. É preciso crer que Deus existe. E é preciso crer que Deus é abençoador dos que o buscam.
Existe coisa pior do que ver um filho sofrendo!
O verso 24 nos revela que Jesus comovido com o pedido de Jairo o acompanhou: E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
Mas vemos aqui algo muito interessante.
III- O TEMPO DE JESUS NÃO SE LIMITA AO TEMPO DE JAIRO OUTRA HISTÓRIA SOBRE FÉ SE INICIA (Marcos 5:25,34)
Marcos 5:25,26  E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue.  E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior.
Jesus é o senhor do tempo. No decorrer do caminho Ele calmamente atende este, aquele, o outro e no tempo exato, também a nós.
Não só o caminho de Jairo seria restaurado nessa história, mas uma mulher necessitada, enferma que via em Jesus sua única esperança apareceu. Está mulher vivenciava em seu caminho de vida
12 anos de angústia, sofrimento, depressão, baixa estima, ela já se considerava um nada, um ninguém.
Ela considerou em seu coração que bastava tocar na orla das vestes de Jesus que seria curada, porém, como aproximar-se de Jesus sem contaminar a multidão? De acordo com a lei de Moisés ela era imunda (Leviticos 15:25) Ela não podia tocar nem ser tocada. Até mesmo objetos, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo. A impureza física era associada a moral e assim eram excluídos do convívio normal da sociedade (Lv 15).
E o que faria a multidão se descobrisse que uma mulher imunda havia saído no meio do povo, e deliberadamente tocou e se esbarrou em todos? O que fariam os religiosos se a descobrissem?
Aprendendo com Jairo e a Mulher do Fluxo de Sangue
Ambos nos ensinam que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6) e outra vez diz: "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" (Romanos 10:17). Ao praticar essas verdades são vencidos os medos, fracassos e tudo mais que porventura nos impediriam de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas, porém, como a multidão, muitas vidas não conseguem alcançar o milagre.
Qual a multidão que está em seu caminho impedindo que você se achegue em Cristo!
Marcos 5:27,29  Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
IV- JESUS POSSUI O CONTROLE DE TUDO MESMO QUANDO TUDO PARECE TER PERDIDO O CONTROLE  Marcos 5:34,36  E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
Por muitas vezes clamamos a Deus em oração e por muitas destas experiências que temos parece que Deus nunca irá nos responder. Não sabemos por quê? Talvez porque ainda temos algo a aprender com essa provação que veio à nossa vida, ou talvez porque Deus está à espera para nos mostrar o Seu poder de uma forma mais maravilhosa do que aquilo que esperávamos.
A questão é que nesse ínterim muitas das vezes ou quase todas as vezes palavras como estás viram! Porque incomodas o Mestre?
Vemos aqui uma figura do trabalho de Satanás, que é fazer com que venhamos a desistir ou desanimarmos afundando-se em nossa ansiedade. Ele sempre nos dirá: Não incomode ao Mestre seu caso é um caso perdido.
Assim como Jairo precisamos ficar firmes na fé e perseverantes na oração! O que Jesus disse a Jairo vale para mim e para você: Não temas, crê somente.
V- JESUS NÃO ENXERGA AS CIRCUNSTANCIAS COMO ENXERGAMOS, NÓS VEMOS IMPOSSIBILIDADES ELE POSSIBILIDADES. Marcos 5:37,39  E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
VI- AS VERDADES DE DEUS PARA A SUA VIDA SEMPRE VÃO PARECER PIADA AOS OLHOS DO MUNDO E AOS OLHOS DA MULTIDÃO Marcos 5:40,43 E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.
CONCLUINDO 1º Convide Jesus para fazer parte de sua vida do seu caminho
2º Creia acima de tudo
3º Lembre-se ! E esta é confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. ( I João 5:14-15).O caminho da casa de Jairo é o  lugar de restauração, renovo e manifestar da graça e amor de Deus, siga este caminho e veja a glória do Senhor.

Comentários

  1. Lindo meu Pastor....Como Deus é bom......estava eu aqui entristecido, de baixo astral, chorando a perda de um grande amor, a quem não quero perder.....e o senhor posta este texto abençoador.....que consola e nos faz refletir o quão Deus é misericordioso para aqueles que tem fé...Sou um aprendiz da sua palavra, mas tenho lido a bííblia todas as vezes que tem me sobrado tempo ao dia, e olha que isso tem acontecido várias vezes ao dia...de 4 a 5 vezes pelo menos. E HOJE NA HORA QUE MAIS PRECISAVA........VEM ESTE TEXTO ESCLARECEDOR......Se DEUS ainda não atendeu ao meu pedido, é porque não sou merecedor e estou tendo pouca fé........

    ResponderExcluir
  2. Grande Rogerio Eineck
    Deus se preocupa com toda a humanidade. Quando lemos a Bíblia encontramos ali a prova disto. Fico feliz que este devocional tenha falado ao seu coração. Deus sempre nos envia uma resposta nos momentos mais difíceis da vida. Grande abraço e conte conosco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a