Pular para o conteúdo principal

O MAIOR NO REINO DE DEUS

 
Mateus 18:1,7
Quando falamos de Reino de Deus é impossível não sermos confrontados pelo os seus valores. Valores estes que foram bem exemplificados através da vida e do ministério de Jesus aqui na terra. O Reino nos confronta, pois os seus valores quase sempre se diferem dos nossos. Quando olhamos para os discípulos vemos claramente a concepção deturpada que eles possuíam a respeito deste assunto. (Marcos 9:33b,34) Para eles Jesus era apenas um líder politico. Um revolucionário que veio libertar o povo judeu do julgo romano através de guerras e derramamento de sangue e após tudo isto estabelecer um Reino humano neste mundo. Se alimentando deste sonho observamos que por várias vezes eles disputavam entre si a respeito de quem poderia ser o maioral, o príncipe, ou quem sabe até mesmo um primeiro ministro. Como se não bastasse certa vez à mãe de Tiago e João querendo defender o sucesso e o futuro dos filhos também fez um pedido ousado para Jesus. Queria que um se assentasse a direita e o outro a esquerda do mestre (Mateus 20:21). Na dinâmica do Reino, na vida cristã não é assim pelo o contrario o maior se torna o menor, líder é aquele que serve, e os humildes são exaltados. No Reino de Deus os fracos se tornam fortes e os últimos se tornam os primeiros e vice-versa. Quando perguntado pelos os discípulos a respeito de Quem era o maior no reino dos céus? Jesus explicou com muita clareza e respondeu está pergunta de uma forma muito simples e ao mesmo tempo com muita profundidade. O maior no Reino de Deus é:
I- AQUELE QUE SE CONVERTEU (v.2,3) Sem arrependimento é impossível entrar no Reino! (João 3:5) Jesus veio a este mundo com a intenção de salvar o pecador e leva-lo ao novo nascimento. Sendo assim o primeiro requisito para se entrar no Reino e vivencia-lo em sua plenitude aqui e agora é este. Não existem atalhos ou barganhas. Todos precisam reconhecer que são pecadores e que carecem da maravilhosa graça de Deus. Outro aspecto sensacional tirado deste ensino de Jesus é que: II- O MAIOR NO REINO DE DEUS É AQUELE QUE SE TORNOU COMO CRIANÇA (v,4) Jesus, aqui expressa qual é o comportamento mais valioso do Reino. Ele convida os discípulos a colocarem de lado seus desejos e cobiças e os leva a entender uma nova faceta da vida cristã. Jesus os convida a serem totalmente dependentes de Deus! Isto significa serem 100% apegados ao Pai! É por isto que na vida cristã independência, isolamento e orgulho representam morte. Vejamos como são as crianças! As crianças são indefesas e dependem totalmente da ajuda da mãe para sobreviverem. Elas não andam, não aprendem, nem se alimentam sem a ajuda materna. Imagine uma criança em um deserto com comida e agua, mas sem a mãe para ajuda-la. O que Jesus esta querendo ensinar aos discípulos é que nesta vida não existe ninguém mais indefeso que uma criança principalmente quando está é recém-nascida. Sendo assim Jesus está ensinando aos discípulos que eles não podem nada sem o poder de Deus. Que como filhos eles devem depender totalmente do Abba! (Romanos 8:15; João 15:5) FINALMENTE: O MAIOR NO REINO DE DEUS É AQUELE QUE CUMPRE A LEI DO AMOR (v.5,7) É impossível viver o Reino sem praticar o grande mandamento e a grande comissão. (Mateus 22:36,40; 28:19,20) Muitos são os lideres que tem usado a Palavra de Deus para os seus próprios benefícios. Com relação a está atitude leviana, Jesus admoestou aos discípulos a serem diferentes. A viverem e a apregoarem as verdades do evangelho do Reino mesmo que tudo isto não trouxesse benefícios visíveis aos olhos do mundo. Tenho plena convicção que muitos destes falsos mestres que temos visto por ai, que arrogantemente se intitulam como profetas (bocas de Deus) se assustarão dramaticamente quando chegarem na presença do Rei, por causa dos danos que eles estão causando aos pequeninos do Senhor. Muitos escândalos e falsos mestres virão, mas Jesus disse: Ai deles! Percebemos que com este ensinamento de Jesus aqueles doze homens conseguiram espalhar o Evangelho genuíno do Reino pelo o mundo inteiro crendo naquilo que Jesus havia dito: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14)
Que Deus vos abençoe
Wellington R. Costa

Comentários

  1. Sem dúvida meu irmão e amigo Pr.Wellington é um instrumento de Deus. A capacidade que Deus lhe concedeu permite, ainda jovem, ministrar para a vida de todos nós. Tem sido um privilégio caminhar com este homem de Deus. Vale a pena segui-lo neste blog. Que o Senhor continue inspirando seu servo ! Com muita alegria. Pr. Prandini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago 4:13-17 O PERIGO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E A FALIBILIDADE HUMANA

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 4:13-17 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções ; toda a glória tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Dentre os vários assuntos abordados por Tiago em sua epistola a autossuficiência é uma tentação da qual ele não poderia deixar de abordar, pois atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres declaradamente ateus que possuem uma postura arrogante diante da vida. Outras vezes, a autossuficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o bu

Tiago 3:13-18 SINAIS DA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO

SÉRIE: EPÍSTOLA  DE TIAGO Texto: Tiago 3:13-18 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Após ter dado orientações sobre a necessidade do bom “uso da língua”, Tiago ainda se dirige especialmente àqueles que tinham o desejo de exercer funções de liderança na Igreja. Tiago liga o que vai dizer agora ao primeiro verso do capitulo 3 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo qu

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS

Texto: Josué 1:1-11 Hoje eu gostaria de compartilhar com você sobre um dos personagens mais interessantes da Bíblia.  1) O nome Josué é equivalente ao nome de Jesus e significa Deus salva.  2) Através da vida de Josué com toda certeza seremos aqui encorajados e motivados a olhar a vida na perspectiva de Deus. Aliás, foi isto o que Deus fez com Josué. Josué teve várias aparições na Bíblia como um homem poderosamente usado por Deus. Quando pensamos nele logo lembramos de que  3) ele foi um dos doze espiões que entraram na terra de Canaã. Foi ele um dos dois espias que voltaram com um bom relatório depois de espiar a terra. Números 14:6. No entanto a história de Josué começa a ser contada um pouco antes de tudo isto. Ele foi o único outro homem que foi permitido subir no Monte Sinai, quando Deus deu a lei a Moisés. Êxodo 24:13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor ; e subiu Moisés ao monte de Deus. Êxodo 32:17 Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a